Underground – Crítica

“Uma guerra só é guerra quando o irmão mata o próprio irmão”

Genialidade. Tipo de humor difícil de alcançar. Só mesmo com o que cada personagem representa, num contexto histórico tão atractivo e com uma envolvente tão dramática. Meu deus! Ninguém morre neste filme! Kusturica é inspirador! São coisas à Kusturica! Quem se iria lembrar?

Kusturica com este bom humor consegue através de uma pequena comunidade de personagens tipo, contar o que foi a guerra fria para os comunistas iugoslavos. Iludidos por mais de 20 anos, numa guerra contra o fascismo que não existia. Num fosso onde não vêm a luz do sol, vivendo na penúria e saudosismo de um pais que já nem existe.

Mas o que torna este filme tão bestial não é só a própria envolvente dramática. A maneira de como a história esta contada e os recursos usados para mostrar a mesma, é imbatível! Para já, é uma tragédia que acontece em meio festivo. Do inicio ao fim! E estes personagens vivem nesse comodismo a que nos acostumamos também. E a ousadia de Kusturica chega para satirizar o povo ao ponto de por vários momentos do filme, retrata-lo através de animais.  Tudo aqui tem um significado, cheio de metáforas, mas longe do intelectual não se assustem. É tudo tão sublime, tudo tão criativo e inspirador e irónico e mais coisas ao mesmo tempo.

Metáfora utilizada para exprimir o desmantelamento da pátria aqui representada. É por estes promenores, que merece ser visto mais do que uma vez!

Num estilo exuberante, estamos sempre a ser bombardeados, por um over-acting que acenta que nem uma luva, e música e músicos a preencher a fotografia a um ritmo alucinante! É hiperbólico! Tal como o nosso 9.1/10!

Anúncios

One thought on “Underground – Crítica

  1. Assisti ontem e estou extasiada, procurando mais informações sobre o filme, vim parar aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: