Brutti, Sporchi e Cattivi (Feios, Porcos e Maus) – Crítica

A típica familia númerosa em sátira ao povo pobre de espírito. Personagens tipo e uma história hilariante repleta de humor negro!

Passa-se nos anos 60, numa Roma diferente da que conhecemos. Num bairro de lata, vive uma família em condições míseráveis, em busca da fortuna que o patriarca recebeu como indeminização… Dentro da própria casa. Tudo isto é tão irónico, que para além de envolvente é capaz de nos deixar entre os risos e o olhar de repugnância. Esta familia vive à margem da sociedade, num gueto construído por eles, tanto físicamente como ideológicamente.Situações surreais, rotineiras de uma família que mais que pobre, é rude, sem moral e com ambições mais míseráveis que os seus inquilinos ratos.

O acting embora exuberante, não deixa de ser convincente e arrebatador neste contexto. As personagens são feias, porcas e más! Ettore Scola através da câmara, dá-nos a conhecer essa míseria! Planos sequência longos, onde conhecemos as personagens, o meio onde vivem, o seio social… Não há um herói, há um conjunto de personagens, cada uma com peso para a história. Histórias que não são postas ao acaso no seio do filme e que não são deixadas para trás no desenrolar da acção. Este filme que acaba tal começou. Depois de uma viagem aos subúrbios feita pelo espectador, todo o proveito ficou para nós, já que esta família continua igual para sempre e era assim que merecia ser finalizada!

Sem sensibilidade, esta obra não se assume como comédia, mas não deixamos de gargalhar com a ironia de Ettore Scola nesta crítica social. A minha crítica indica 9.1 para um filme intemporal.

Anúncios

One thought on “Brutti, Sporchi e Cattivi (Feios, Porcos e Maus) – Crítica

  1. […] Pedro Serra em Conversas de Cinema […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: