The Imaginarium of Doctor Parnassus – Crítica

Cheio de originalidade, vem Terry Gilliam dar ar fresco a um ano de filmes com tão pouca audácia.  Louco e excêntrico, mantém-se fiel a ele próprio e avança com um filme independente, marcado pela morte prematura de Heath Ledger – o que levou à suspensão temporária da produção. Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrel entram aqui, para encarnar o personagem de Ledger. E isto é resolvido de maneira brilhante, à medida que o personagem (Tony) viaja em cada dimensão. Um imprevisto que deu frutos. Inacreditavelmente!

Nonsense, este filme está repleto de simbolismos e lógicas não evidenciadas, apesar da sua exploração descarada da fantasia. Entre cenários extravagantes da era digital, temos uma história sustentada por cordéis e marionetas. Um mundo criado do zero, com personagens peculiares como estes saltimbancos e uma estética excepcional, a contrastar fortemente com a dramática realidade.

A exploração do subconsciente é feita de uma maneira própria do realizador. E se Alice In Wonderland pode concorrer com este filme, deixem-me dizer que o notável destaque de Terry Gilliam, é fugir à infantilidade que roça Tim Burton. Perda de inocência, natureza/futilidades, juventude/eternidade, são alguns aspectos abordados pelos dois realizadores, mas de forma muito distinta, ainda que esteticamente não o pareça.

O filme perde por nos cansar tanto visualmente, ao invés de nos dar a seguir as personagens. Não temos as suas motivações, por isso não nos identificamos com nenhuma delas. Não intriga nem envolve o suficiente, para nos manter colados ao ecrã. São cores e formas desenfreadas.

Contudo temos uma obra original, que flui entre o real e o imaginário, de forma mágica. Embora Gilliam aborde os temas de forma sublime, consegue tratar um guião arriscado, de forma ainda mais arriscada na realização. É de 6.9 este filme, onde tiro o chapéu ainda aos três substitutos de Ledger (que mencionei acima) por respeitarem o seu personagem – daí resultar tão bem e em nada parecer um recurso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: