Repulsion (Repulsa ao sexo) – Crítica

Repulsion

Com uma temática chocante em torno da sensualidade, o filme passa-se maioritariamente dentro de um apartamento, não fosse o critério a claustrofobia. E sentimos isso mesmo.
Muitos consideram a obra-prima de Polansky. De acordo com a época em questão, Inglaterra respirava uma nova modernidade cultural. E este filme tem influência nessa juventude britânica: as mulheres bonitas, as ruas e montras, sensualidade a preto e branco…

Catherine Deneuve interpreta aqui uma jovem com uma estranha repugnância ao sexo, aos homens. Assunto tabu para a época. Mas é na New Wave e no Swinging London que estes temas são abordados em busca do livre pensamento.

A protagonista tem uma repulsa ao sexo e tudo o que advém do masculino, como a escova de dentes do cunhado, ou os gemidos sexuais da irmã. Mas o apartamento onde vivia com a irmã e o cunhado, era um refúgio até ficar sozinha. Agora os medos que até aqui permaneciam no meio urbano, atormentam-na num mundo dividido entre o seu imaginário psicótico e doentio e os homens que de alguma maneira lhe “batem a porta”. A ausência de sons estridentes ao contrário das imagens que vemos, sufocam-nos na sua agonia. O paralelismo entre a decomposição do coelho e a sua sanidade faz-nos acompanhar de perto toda a deformação da personagem.

Polansky consegue um ambiente todo de suspense e uma tensão muito simples que também depende muito da excelente interpretação de Catherine. É um 7.7/10

Anúncios

One thought on “Repulsion (Repulsa ao sexo) – Crítica

  1. Fernando diz:

    Não é cunhado, mas amante da irmã. Isso fica bem claro quando a protagonista dá uma julgada disfarçada na irmã e depois, quando recebe a ligação da esposa traída, cortando assim o fio do aparelho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: