Moneyball – Crítica

Baseado no livro escrito por Michael Lewis – “The Art of Winning an Unfair Game” que conta a história verídica de Billy Beane, o homem que mudou o jogo. Centra-se na sua chegada à equipa de baseball Oakland Athletics, que não tem fundos monetários nem uma equipa competitiva.

O filme que conta com mais de duas horas, não nos dá a conhecer a personagem nos primeiros minutos. É difícil entender a sua posição na equipa e as suas relações pessoais vão-se conhecendo ao longo de todo o filme, de forma inteligente e madura. Os leigos no que diz respeito ao baseball, vão encontrar uma dificuldade acrescida na retenção de alguns aspectos base do filme, já que toda a intriga se centra neste desporto.

No que diz respeito à produção de Moneyball, Aaron Sorkin (guionista) fica – a dada altura de pré-produção – preocupado, no que diz respeito à maneira em como transpor esta adaptação para os ecrãs. É aqui que surge a contratação de Miller. Este que dá um procedimento especial na realização do filme. Utiliza-se de flashbacks que em nada são óbvios, para contrapor o ponto de situação actual, com a vida passada do protagonista como jogador.

Brad Pitt tem aqui uma actuação muito segura, mantendo o impasse de insegurança, com o homem que tem de ter mão firme na direcção de uma equipa. Jonah Hill não se fica atrás, “dançando” muito bem com Brad quando contracenam juntos.

Concluindo, não posso dizer que é um filme surpreendente, ou que marca uma vida. Não é de todo. Mas temos aqui uma biografia bem contada, segura e que não cai no erro de virar cliché, nas alturas em que a mensagem nos diz “o dinheiro não é tudo”. É um 6.8

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: