La Piel Que Habito – Crítica

Pedro Almodóvar tem na sua carreira, um leque de romances insólitos. Mas esta obra é sem dúvida a mais artística e bizarra, que o aclamado realizador já concebeu.

Começamos o filme um pouco “enganados” acerca da envolvente entre os protagonistas, mas o filme desenrola-se com toques subtis nesta dinâmica emocional. E isto envolve muito o espectador. A tensão centra-se em Antonio Banderas, Elena Anaya (brilhante densidade no acting) e  Marisa Paredes. E é através de dois flashbacks que a narrativa se desmembra, dando-nos a conhecer o ambiente sombrio e dramático da história – e é aqui que temos o twist que precisávamos.

Remeteu-me para o Bitter Moon (Lua de mel, Lua de fel) de Roman Polansky, em que temos uma opinião sobre um personagem, que se transforma à medida que conhecemos o seu passado. E é o que acontece com estes flashbacks.

O filme só perde a violência emocional, nos momentos em que Almodóvar alivia, de forma incomoda, a carga dramática com o personagem El Tigre – capaz de arrancar risos nervosos até às consequências destes actos cómicos. Não fica de todo mal neste contexto, já que estamos a falar duma obra macabra, em que uns podem interpretar de maneira completamente dramática e outros de uma forma exageradamente engraçada. É um romance com elementos de horror, humor negro e drama doentio.  

Para além da ordem da narrativa, a realização não surpreende em mais nada. Tiro o chapéu ao trabalho nos primeiros 40 minutos de filme, em que nos encontramos num labirinto, à procura de pistas… E elas estão lá! Isso é muito bom. Vão encaixando neste puzzle cinematográfico que estamos a fazer na nossa cabeça, quando ainda pouco sabemos da obra.

O desfecho é o melhor dando muita personalidade ao filme. Convincente! 7.6 na minha escala!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: