Inception (A Origem) – Crítica

Bom, neste panorama, sendo eu um amante de tudo o que cria e explora o subconsciente, deveria falar de forma soberba sobre este filme, mas poderiam achar que vos estava a querer plantar uma ideia no vosso cérebro que inconscientemente vos iria fazer ver ou adorar Inception.

E sendo o (in)consciente formado por todo o conjunto de ideias, qual é a forma de inserir uma outra ideia noutra mente humana?

É este a missão de Leonardo DiCaprio, que está dividido entre o real e o sonho.  Entre uma cidade construída por ele, onde a sua esposa ainda é viva e a sentença de ficar nela para sempre ao invés de voltar para casa junto dos seus filhos. É nesta realidade paralela que se passa o filme, com a constante incerteza de se acordados ou perdidos no nosso sub-consciente.

É sem dúvida o filme mais criativo da última década! E a excelente ideia não se ficou pelo superficial! Um argumento complexo e profundo, com um guião muito trabalhoso e bem estruturado. É de uma planificação muito difícil por parte do realizador, mas muito bem conseguida até a parte da neve. Foi aí que falhou. A partir daí e tendo 3 partes, com cada uma um espaço temporal diferente na sua duração, mas situados no mesmo período de tempo, o que acontece é o erro de termos planos filmados a menos que dão cenas que contêm planos repetidos na sequência paralela entre os três sonhos.

Acontece que nos faz afastar muitas vezes do filme, que requer 200% de atenção, não só pela sua complexidade, mas também pela falta de cuidado do storyboard de Nolan.

Hans Zimmer recheou-nos com a envolvente banda Sonora! E sendo um filme que precisa de ficção científica, melhora ainda com os efeitos especiais, que nada exagerados, completam uma excelente edição (dentro das possibilidades).

É contudo um filme soberbo que, aliado ao mainstream, não se deixa cair no básico. Conta aqui com o 8.2!

One thought on “Inception (A Origem) – Crítica

  1. site diz:

    I truly enjoy reading your blog post Inception (A
    Origem) – Crítica | Conversas de Cinema.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: