Hugo (A Invenção de Hugo) – Crítica

 

 

 

 

 

A aparição do realizador no seu filme muito pessoal. 

 

O filme ronda o tempo, e acaba por ser uma autêntica viagem pelo tempo. Vamos aos primórdios do cinema de uma forma encantadora. Os sonhos explorados de uma forma ingenuamente genuína.

Temos um filme em 3D que nos leva a George Méliès (ilusionista francês e um dos precursores do cinema – inventava efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos – o “pai dos efeitos especiais” com mais de 500 filmes). E é uma viagem que nos diz “o tempo não tem sido gentil com os filmes antigos”. E Scorsese lança este filme em 3D! É genial! Aqui o 3D tem um propósito que vai além da bilheteira! Estamos a falar de um cineasta (Méliès) que foi um ilusionista! Estamos a falar de uma época em que as pessoas se assustaram com o comboio a vir em direcção à tela, com medo de serem atropeladas (primeiro filme projectado na história).

Através de duas crianças na idade aventureira, e não de infantil forma por isso, percebemos magicamente a arte cinematográfica e como, depois de mortos são os artistas relembrados. Tal como Méliès que ficou sem nada, devido à guerra em que todos pensavam que havia morrido.

E de uma forma bastante acessível vemos o bonito dos primeiros filmes da História. Aqueles que vimos em história quando estudamos cinema. E vimo-los aqui através dos olhos de duas crianças à procura de respostas, com a cidade da luz como pano de fundo.

São referências muito criativas. Um paralelo entre magia e sonhos. A invenção de Hugo como é vendido em Portugal o filme que fala da invenção dos irmãos Lumière e com a participação de Mielès, tanto na história do cinema, como a sua personagem neste mesmo filme.

Scorsese sempre seguiu as últimas tendências, sendo um realizador muito completo. Mas nunca se deixou ficar pelo superficial. Scorsese conseguiu intimar a sua paixão pelo cinema através de um filme em 3D e isso foi muito especial. 7.9 para um filme mágico, emocionante e apaixonante, mas acima de tudo genial e único!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: