Howl (Uivo) – Crítica

 

Este filme mostra-nos a obra de Allen Ginsberg e o que aconteceu em torno dela, contextualizando-nos dessa forma. Ainda que seja uma longa-metragem acerca de um livro, não é de todo maçudo. Vê-se muito bem, com a dinâmica de passagens de preto e branco, entre animação e um estilo documental, até ao caso no tribunal com as cores habituais. Gosto da fotografia, condiz com o filme. Pode-se considerar uma Fotografia poética. Mas realço os desenhos surrealistas que acompanham as passagens literárias, que dão outra vida às palavras.

Com a situação no tribunal, em paralelo com a entrevista ao próprio autor e a narração da própria obra, o filme oferece-nos, destas diferentes perspectivas, algumas explicações para quem nada conhece do poema. E nesse caso, quem nada conhece, vai ficar com uma enorme vontade de conhecer. Mas tal como o mundo pseudo-intelectual de que estamos a falar, o filme chega a restringir-se a quem já tem algum conhecimento da obra.

Inspirador, embora que apoiado numa obra que o permite, não teria esse impacto, se não nos desse liberdade para viajar no seu mundo. James Franco está na pele do poeta deste movimento beat, e está muito bem entranhado… Muito verídico e flexível onde tem de ser.

A direcção de Rob Epstein e Jeffrey Fridmen está de parabéns, pela maneira em como transmitiram a cena underground da geração beat, que é pobre e ama Jazz e nada mais que poética. Vale um 6.5 e ficamos à espera por um filme acerca da vida de Allen Ginsberg.

Anúncios

2 thoughts on “Howl (Uivo) – Crítica

  1. lil.west diz:

    Cara,legal também é o “Versos de um Crime”,conta um resumo bem emotivo e com um certo ar de juventude da vida do Ginsberg. Além de ter uma perfeita combinação da trilha sonora,dos atores,das situações. Ele retrata super bem como a criatividade do Ginsberg funcionava. Recomendo!

  2. Dulcinéia diz:

    Filme muito bom para os amantes da literatura e da poesia, assim como é

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: