Elephant – Crítica

Gus Vant Sant tem o privilégio de possuir um estilo, que o faz ser adorado por uns e agradar menos a outros. Esta história verídica, não podia ser contada de melhor maneira. É uma história muito delicada em que cada um, sentiu na pele emoções extremas. E nós acompanhamos cada personagem, em cada momento da acção. Não só uma, não uma visão geral de cada cena, mas sim uma visão individual, de cada personagem em cada cena. E se me estou a repetir, é mesmo isto que acontece no filme.

Agora vamos chegar a que conclusão? Não é cansativo, é surpreendente; temos o privilégio de assistir a diferentes pontos de vista da mesma cena, de maneira muito bem finalizada. Temos um espectáculo de acting muito bem estruturado, pois estamos na pele de cada miúdo ali representado. Não é que sejam emoções puras e cruas. Nem se trata bem disso… É uma situação que vamos compreender a partir de diferentes campos.

É original, é  cinematograficamente inovador, é bem conseguido ao ponto de dizermos “estilo elephant” quando vemos algo parecido. É uma obra-prima.

Quanto ao enredo, dá-nos o toque envolvente que nos faz saber que está algo para acontecer, aliado à calma de um dia-a-dia normal, como afinal se trata. A vida de adolescentes, “tão facilmente ignorável quanto um elefante na sala de estar”.  Chega a ser angustiante, todos os momentos “individuais”, até que as histórias se cruzem para o derradeiro desenlace.

Sem se preocupar em nos explicar alguma coisa – seja o certo ou o errado, tal como as personagens não distinguem – Gus Vant Sant prefere mostrar, dar-nos a conhecer, pôr lá os factos que nos conduzem à envolvente dramática!

9.1  para um filme que não precisa ser em 3D para nos fazer entrar nele.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: