Crash (Colisão) – Crítica

Paul Haggis veio da televisã e tem a experiência suficiente para escrever e realizar um filme do calibre de Crash. Depois do argumento de Million Dólar Baby, o realizador inspirou-se num acidente automóvel, qual foi alvo, para por mãos à obra, naquele a que viria a ser a sua obra-prima.

“You think you know who you are? You have no idea.” Esta questão contra resposta, é o foco onde se centra todo o enredo. Várias intrigas, todas elas submetidas a situações extremas. Los Angels é a cidade perfeita para por a prova todas estas situações, onde o fundamento base é a identidade, o racismo e armas. Com cenas bastante tocantes, o filme expõe de forma crua, aquilo que pode levar a sentimentos menos esperados por parte das personagens (e que vai tirar o folego a nós espectadores). E expõe desta forma porque a obra é isto mesmo. Deixar “nuas” as personagens, após passarem por alguma situação que as leva a revelar o seu “eu” desconhecido. E falando em personagens, têm todas estas no filme, igual importância. Todas têm igual peso para a acção. Não há espaço para personagens secundárias. Todas elas são redondas.

A história dá-nos estas personagens, através das suas acções. Seja de construção ou de destruição das mesmas. Não se preocupa em perder tempo, para que conheçamos préviamente as personagens. Isso não faria sentido no contexto em que nos encontramos.

E todos os actores muito seguros nesta prestação, mesmo aqueles com menos mérito na sua carreira. Haggis surpreendeu, não só por provar que não se fica pela escrita, mas por conseguir extrair o melhor dos seus actores, num filme sufocante no melhor dos sentidos! Com uma edição que também contribui para este ritmo.

Mais feliz me deixa saber, que é um filme com um custo de produção de apenas 6 milhões de dólares! Teve um rendimento quase dez vezes maior e vale 8

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: