American Beauty (Beleza Americana) – Critica

 

 

 

 

Para os que vêem de fora, este filme poderia muito bem chamar-se “American Dream”. O tema retratado num sarcástico drama, questiona os valores deste ideal.

Kevin Spacey é o protagonista que vai enfrentar os problemas de um patriarca, em crise de meia idade. Sam Mendes conseguiu envolver-nos num tema tão pouco falado, mas tão interessante. E fê-lo de uma maneira irónica, surreal, mas tão aceitável não só nos tempos de hoje, que somos capazes de nos rever em qualquer uma das situações apresentadas. Humano como somos individualmente, é principalmente uma crítica a nós como sociedade ocidental.

O protagonista começa a questionar-se dos valores superficiais em que vive, como a facilidade em que se acomodou aos parâmetros da sociedade que renega. Acompanhamos à medida que o filme se desenrola, a transformação deste personagem. Mas não só o protagonista contribui para a intriga. Cada personagem tem um peso incrível, no que toca a retratar as questões ainda tabu da sociedade vigente. Uma história tão complexa que tem como trunfo a simplicidade de cada cena.E cada cena apresenta uma mensagem. Como se fossem mini-histórias quase independentes umas das outras, que contribuem para um todo.

Um guião muito bem estruturado por Alan Ball, de mãos dadas com o lado humano e inspirador do realizador, que se estreia aqui com o filme hoje considerado, obra-prima.

2 thoughts on “American Beauty (Beleza Americana) – Critica

  1. Urbano B diz:

    q bosta de crítica. meu sobrinho de 2 anos faz melhor

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: